Preparando a viagem

Dicas para organizar a mudança para Portugal: uma delas, o desapego!

Olá! Isso te interessa e muito. Afinal, vai mexer no seu bolso!

Decidiu que vai morar em Portugal? Então, mãos à obra. O tempo voa quando você tem um projeto deste tamanho em mãos e o ideal é dar um start com pelos menos dois anos de antecedência.

Parece muito, mas não é.

Nós, do portugalonline.com.br, vamos deixar algumas dicas para otimizar o seu tempo. Afinal, nada mais chato do que ficar pulando de blog em blog, sites e mais sites.

Dica 1
Crie uma lista de todas as suas dúvidas. Um checklist com os tipos de vistos, documentos, bagagem, animais de estimação etc.

Dica 2
Procure  estudar todos os itens e o tempo que você vai levar para executar cada um deles. Estabeleça prazos. A primeira coisa que eu e o Ricardo fizemos foi priorizar a documentação, tanto nossa quanto a dos nossos dogs inseparáveis. A Mel e o Miguel Tobias já estão de malas prontas (rs)!

aveiro-1786793

Dica 3
Decidir se você vai correr atrás dos documentos sozinho, por conta própria ou contratar uma empresa de consultoria. Com a montanha de papéis que teríamos que juntar, optamos pela assessoria para garantir agilidade e não correr o risco de errar e fazer tudo de novo. Em um mês conseguimos reunir todo a nossa documentação.

Dica 4
Você tem dogs ou qualquer outro animal de estimação? Então comece a correr atrás, já! As regras são rígidas e muitas. Existem várias empresas que cuidam de tudo pra você e os custos podem ser altos, passando de R$ 2,8 mil.

Nós temos dois cachorros, a Mel e Miguel Tobias, e optamos por fazer por nossa conta. Só para reunir a documentação são 120 dias por causa das exigências para emissão do CZI, Certificado Zoossanitário Internacional.

cave-2143890

E isso não depende de contratar um empresa ou não. Comece também a estudar as regras das companhias aéreas que voam para Portugal. Existem diferenças de uma para outra que podem pesar na sua escolha para emissão do voo.

TAP
TAM

No geral, alguns sites nos ajudaram muito neste assunto:

Ministério da Agricultura
Consulado de Portugal
Dica 5
Passagens aéreas. Não é aconselhável você contar com o ovo fora da galinha, ou seja, comprar uma passagem sem ter o visto não mão. Mas isso não impede de você já baixar alguns aplicativos, como o Skyscanner e o Hopper, que servem como termômetro dos preços para portugal.
O aplicativo te avisa quando as passagens estão mais caras ou mais baratas.

Dica 6
Vai pra Portugal de mala e cuia, ou só com a cuia? Melhor ir pensando com antecedência no que levar e o que deixar. Confesso que esta parte está sendo bem chata por que o desapego é necessário. Não vamos levar mudança; somente malas. 
Por causa disso, já doamos muitas coisas e estamos vendendo outras.

Com ajuda da minha “consultora” para assuntos de Instagram, a nossa filha, a Marie, resolvi montar uma loja no Instagram e botei o guarda roupa abaixo, não só o meu, mas o de toda a família. É o bazardaclau_ Aproveito e faço o meu comercial! Kkkk

Bom, estamos nesta fase. Logo contamos mais!

Conte a sua história aí nos comentários!

Até a próxima!

 

5 comentários

  1. Em relação às roupas, sapato e cobertor o que levar daqui do Brasil para Portugal para morar. Tem cobertores daqui que serve pois o meu sobrinho vai pegar o inverno.

  2. boa tarde,

    moro em brasilia, gostaria de saber que tipo de empresas fazem esse trabalho de assessoria para conseguir a documentação para os vistos e validação de documentos e diplomas para PORTUGAL.

  3. Parabéns ! O blog é muito útil e agrega positivamente em relação à tomada de decisão para mudar . Já me sinto ajudada nas excelentes dicas Aqui apresentadas. De vez em quando me bate uma vontade grande de morar nesse País do qual sou fã e amo demais! E agora com essas super dicas, aí é que a vontade fica mais aguçada!

Comente!