Documentos para a viagem

URGENTE! Sem aviso prévio, brasileiros ficarão sem passaporte por tempo indeterminado. Avise seus amigos!

Olá amigos do Portugal Online!

Esse assunto é importante e vai dar dor de cabeça pra muita gente. Por isso, avise os amigos e compartilhe esse post com eles.

Explicando o momento…

Muitos brasileiros podem ficar sem viajar em julho a trabalho ou férias. A Polícia Federal (PF) resolveu suspender na noite de terça-feira (27/06), sem aviso prévio, a emissão de passaportes por tempo indeterminado alegando “falta de orçamento” do órgão.

A bomba pegou muita gente de surpresa.

Nota da redação do Portugal Online: 

“Não conseguimos entender e aceitar tamanha falta de respeito com todos os brasileiros. Afinal, cada viajante paga uma taxa (bem cara, por sinal) para a emissão de passaportes

A Polícia Federal, responsável pela emissão do passaporte, publicou uma nota extremamente superficial no site da instituição. Nada de detalhes ou explicações convincentes…

Um amigo nosso soltou a melhor frase de todas sobre a polêmica dos passaportes: “Nem pra fugir dá mais…”

Uma coisa é certa: A notícia causou grande reboliço na mídia brasileira, que tratou o assunto como “urgente” no final da noite de terça-feira (horário de Brasília). Muita gente ficou sem dormir porque não sabe se conseguirá o passaporte para viajar para Lisboa, Porto, Oeiras, Disney ou Nova York.

E provavelmente o tema vai gerar grande repercussão na imprensa e nas redes sociais nesta quarta-feira.

Polêmicas à parte, vamos fazer uma análise isenta sobre o suspensão na emissão de passaportes:

1. O blog www.portugalonline.com.br não fala de política, mas vai quebrar a regra e informar os (e)leitores sobre alguns bastidores que muita gente ainda não conhece.

O Governo Federal, do presidente da República, e a Polícia Federal, responsável pela emissão dos passaportes, estão em pé de guerra por causa da Lava Jato. O presidente Michel Temer foi formalmente acusado nesta terça-feira por corrupção passiva pela Procuradoria Geral da República (PGR). E a Polícia Federal é a grande responsável pelas investigações contra Temer.

O grande desejo de Temer, e da grande maioria dos políticos acusados de corrupção, é acabar, ou no mínimo neutralizar, as investigações da Lava Jato, que conta com as ações da Polícia Federal.

Como os políticos querem matar a Lava Jato o mais rápido possível, o Governo cortou drasticamente o orçamento da PF. E o novo ministro da Justiça de Temer já foi para a imprensa afirmar que “vai trocar todo o comando da Polícia Federal”.

Sem dinheiro, a PF teria dificuldades para investigar, fazer escutas autorizadas pela Justiça, prender, interrogar, buscar provas, rastrear malas cheias de dinheiro (ou de drogas), usar os aviões e viaturas, e mais aquele monte de coisas.

2. Pela nossa avaliação, a Polícia Federal, para chamar a atenção da imprensa e da opinião pública contra os cortes do orçamento, resolveu criar “algum fato relevante”. E conseguiu! Durante à noite, na surdina, depois do Jornal da Band e do Jornal Nacional, a PF publicou uma nota (veja abaixo, na íntegra) para a imprensa anunciando a suspensão da emissão de passaportes.

E quem inventou a tal estratégia sabia que o assunto chamaria a atenção dos jornalistas e causaria pânico em quem está prestes a viajar para o exterior e que ainda não tem o passaporte em mãos.

3. É óbvio que estamos falando de uma guerra política e que vai gerar muito barulho nesta quarta-feira.

E mais uma vez, quem paga a conta é o coitado do contribuinte. Eu, você e nossos amigos seremos prejudicados por uma guerra política entre a Polícia Federal, o Governo Michel Temer e políticos e autoridades envolvidos na Lava Jato.

É por essas e outras que o Brasil vai ficando cada vez mais distante…

P.s.2: Vale ressaltar que pelo menos duas vezes por ano (sempre próximo às férias, é verdade!), Polícia Federal e Casa da Moeda alegam algum problema na emissão do passaporte:

a – “Acabou o papel moeda”

b – “Greve”

c – “Sistema inoperante”

d – “Caiu o sistema”

e – Blá, blá, blá

Absurdo

Pra você ter a noção da piada pronta, veja a nota da Polícia Federal na íntegra. Não diz nada com nada, não explica nada e por aí vai. Brasil, sil, sil, sil!

27/06/2017
Nota à imprensa – serviço de passaporte
 

Brasília/DF – Sobre o serviço de passaportes, a Polícia Federal informa que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaportes solicitadas a partir de hoje, 27/06, às 22 horas.

A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado, enquanto não for normalizada a situação orçamentária.

Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 27/06 receberão seus passaportes normalmente.

A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal
Contato: (61) 2024-8142

Até mais, amigos!

um comentário

Comente!