Custo de vida em Portugal

Custo de vida em Portugal: Você fuma? Usa táxi? Gosta de alface e quer financiar um imóvel? Então leia esse post!

Qual o custo de vida em Portugal? Todo mundo que vai se mudar para o país europeu quer saber, e comparar, os preços dos itens básicos do dia a dia nos dois países.

Preço do supermercado, do transporte público, do aluguel, dos serviços como telefonia, TV a cabo e internet, restaurante, o litro da gasolina, o vinho, a cerveja e outras coisas (veja tabelas abaixo).

Site compara custo de vida entre Portugal e Brasil. Foto: Pixabay

Estamos naquela fase de pesquisar, pesquisar e pesquisar… E conhecemos o site Numbeo, que é uma espécie de Wikipédia, onde as pessoas contribuem inserindo informações. Para comparar o custo de vida entre duas cidades, basta colocar os nomes delas no espaço determinado e o site compara os valores. A cotação pode ser em Real e Euro, por exemplo, mas os nomes dos itens da lista estão em inglês.

No nosso caso, comparamos os valores entre São Paulo, a maior cidade do Brasil, e Lisboa, a maior cidade de Portugal. Conhecemos o Numbeo depois de ler o livro do advogado brasileiro Célio Sauer.

Simule a compra ou aluguel de imóvel em Portugal

Pesquisa revela as melhores cidades para morar em Portugal

Custo de vida em Portugal varia muito de uma família para outra. Foto: Pixabay

O mais legal é que os dados são “reais”, inseridos por “gente como a gente”. São informações de pessoas que vão ao supermercado, que usam táxi e ônibus, que abastecem o carro, compram e alugam casa ou apartamento, e que consomem tomate, alface e Big Mac. E também bebem vinho, pagam a escola dos filhos e fumam Marlboro. Como? “Fumam Marlboro”?

Explico: vamos usar o preço do maço do Marlboro como destaque para comparar os preços entre São Paulo e Lisboa. Não somos fumantes, mas os números chamaram a atenção na comparação de preços do Numbeo.

Saiba tudo sobre os vistos para morar em Portugal

Quer tirar a cidadania portuguesa?

Custo de vida em Portugal: financiamento de imóveis em Portugal custa muito mais barato que no Brasil. Foto: Pixabay

O maço de Marlboro custa 123% mais caro em Lisboa do que em São Paulo (veja tabela abaixo). Mas o líder na comparação de preços é a bandeirada inicial do táxi, quando o motorista liga o taxímetro logo que você entra no carro. Em Lisboa é 179% maior que em São Paulo.

Mas vamos esquecer o preço do Marlboro o do táxi. O mais legal de toda a comparação do site está na última linha da tabela e com certeza vai mexer com o bolso de todo mundo. Trata-se da taxa de juros para financiamento imobiliário, a tão sonhada casa própria.

Custo de vida em Portugal. Preço do cigarro é altíssimo fora do Brasil. Foto: Pixabay

Aqui no Brasil, a taxa anual de juros é de 11,42% por ano, enquanto em Portugal é de 2,57%. Ou seja, 77% mais barato!!! É inacreditável como pagamos juros altíssimos no Brasil!

Mas enfim, cada família tem um estilo de vida, com gostos particulares e bolsos diferentes. É difícil dizer que o custo de vida em Lisboa é mais caro, ou barato, que São Paulo em determinados itens.

Então veja a tabela abaixo e analise o que encaixa no seu orçamento!

Custo de vida em Portugal

Como obter cidadania portuguesa



Booking.com

3 comentários

Comente!