Moradia Morar em Portugal

10 dicas para escolher o imóvel dos sonhos em Portugal

Está pensando em alugar ou comprar imóvel em Portugal ainda do Brasil? Sugestão: não assine nenhum contrato antes de ler as dicas abaixo!

Sabemos que não é nada fácil uma mudança de vida tão radical, deixando para trás o país onde você nasceu (e ama!) para se aventurar do outro lado do Oceano Atlântico. Por isso, tome decisões com calma para não se arrepender depois.

Imóvel em Portugal: Mercado gastronômico em Lisboa. Foto: Pixabay/Divulgação

Angústia, ansiedade e incertezas

Angústia, ansiedade e muitas incertezasQue atire a primeira pedra quem nunca passou noites em claro rolando na cama pensando na viagem…

  • “Será que vai dar certo?”
  • Será que vale a pena sair do Brasil?
  • “Será que vale a pena largar tudo e começar a vida do zero?”
  • “Será que vamos nos adaptar a Portugal?”

A resposta é simmm!

Pense bem onde vai morar em Portugal

E aonde vamos morar? Esse ponto é muito pessoal e cada família tem um estilo de vida. Têm os que preferem os lugares boêmios e movimentados; outros priorizam a casa na praia calma, longe de tudo, silenciosa e sem ninguém por perto.

Têm aqueles que preferem o clima mais ameno e outros que não abrem mão do sol e do calor (nosso caso!).

Imóvel em Portugal: você prefere morar em bairros movimentados ou em uma praia tranquila? Foto: Pixabay

Ou aqueles que priorizam uma casa em condomínio com piscina, quadra de tênis e campos de golfe e de futebol, mesmo que tenham que enfrentar trânsito intenso todo santo dia para chegar ao trabalho ou deixar os filhos na escola. Por outro lado, há os que detestam trânsito e querem morar perto de tudo, de preferência com uma estação de metrô na porta de casa.

Nós, por exemplo, estamos pesquisando bastante pela internet, fazendo simulações de valores, mas não vamos tomar qualquer decisão em relação a imóveis antes de chegar a Portugal. Esse é um dos itens do check list que qualquer erro pode custar muito caro pra qualquer pessoa, pra qualquer casal ou família.

Não arrisque e busque imobiliárias e corretores confiáveis

Já publicamos aqui no blog Portugal Online 7 dicas para não cair no golpe do falso aluguel, normalmente por internet. Busque imobiliárias sérias e corretores de imóveis credenciados e com referências. Nós, por exemplo, não conhecíamos ninguém em Portugal para nos ajudar com a questão da moradia.

Imóvel em Portugal: passe alguns dias em determinado bairro ou cidade e viva como um morador local. Foto: Pixabay

Meses atrás, pesquisando em redes sociais e na web, ficamos sabendo de um seminário no luxuoso Hotel Unique, em São Paulo, organizado pela Porta da Frente, grande empresa do setor imobiliário em Portugal, e pela imobiliária boutique Axpe, daqui do Brasil.

E o que nos chamou atenção é que elas fazem parte da Christie’s, aquele famoso e tradicional grupo global de leilões.

Simule a compra ou aluguel de imóvel em Portugal

10 dicas para comprar ou alugar imóvel em Portugal

Se você já conhece Portugal como a palma da mão, tem um bairro preferido para viver e está decidido a se mudar, vá em frente e feche o negócio hoje! Afinal, Portugal é demais e investir em imóveis no país é um bom negócio.

Mas se você ainda não tem certeza em qual cidade quer morar, se é Lisboa, Cascais, Oeiras, Porto ou qualquer outra, leia nossas dicas abaixo!

  1. Tenha calma e não seja afoito. Se você ainda não tem certeza em que cidade quer morar, não assine feche negócio ainda do Brasil
  2. Viaje para Portugal sem pressa e fique em um hotel nas primeiras semanas após a chegada. Ou alugue uma casa ou apartamento via Airbnb ou algo parecido
  3. Busque informações sobre os bairros que mais te agradam. Fale com moradores locais, comerciantes taxistas… Tenha a certeza de que você e sua família vão se sentir bem naquele lugar
  4. Procure andar pelo bairro em diferentes dias e horários da semana. Uma rua no centro pode ser agradável e movimentada durante o dia, mas ficar completamente deserta à noite
  5. Circule pelo bairro também aos sábados, domingos e feriados. A rotina pode ser completamente diferente
  6. Se você tem filhos, faça o roteiro até a escola deles no horário de pico (seja de carro próprio, táxi, Uber ou transporte público)
  7. Logo que chegar em Portugal, fique em determinado bairro ou região por pelo menos 15 dias. Assim você terá a oportunidade de vivenciar vários horários e dias da semana e do final de semana
  8. Evite pegar táxi e Uber nos primeiros dias de adaptação, a não ser que você pretenda usar esses meios de transporte no seu dia a dia após a mudança. Tente sentir o trânsito, o transporte público… caminhe e veja o que a vizinhança oferece
  9. Caso opte por Lisboa, experimente morar em vários bairros/regiões durante o “período de adaptação” antes de bater o martelo na compra, ou aluguel, de um imóvel
  10. Mas se ainda tem dúvidas sobre o local onde quer morar, experimente conhecer o maior número de cidades em Portugal antes de tomar a decisão
Imóvel em Portugal: Temperatura é mais amena em Porto. Foto: Pixabay

Vamos ficar em hotel e Airbnb

Nós decidimos ficar em um hotel assim que chegarmos em Portugal. Reservamos pelo Booking.com, serviço que usamos há ano e recomendamos porque é confiável. Você pode fazer a reserva sem ter que fazer o pagamento antecipado e o cancelamento é grátis na maioria dos casos.

E se tiver algum problema com a reserva do Booking, você pode ligar para o serviço de atendimento do próprio site e ser atendido em português.

Depois vamos alugar um apartamento/casa pelo Airbnb e “viver” a região, a vizinhança, a mobilidade etc antes de fechar qualquer negócio em definitivo.

Afinal, vivenciar uma cidade sem estar em férias é muito diferente – seu cérebro fica condicionado a achar tudo muito mais “bonito, legal e interessante”. Mas no dia a dia as coisas são bem diferentes.

P.s.: Mas se você conhece beeeem Portugal e a sua cidade preferida, vá em frente e compre/alugue o seu imóvel dos sonhos! Detalhe: caso queira financiar alguma parte, os juros em Portugal são 77% mais baratos que no Brasil! Veja esse post sobre custo de vida em Portugal, comparando Lisboa com São Paulo.

Boa sorte!

Siga o Portugal Online nas redes sociais:

Facebook
Twitter
YouTube



Booking.com

 

2 comentários

Comente!