Morar em Portugal

“Portugal é muito ruim para arrumar emprego”. Não deixe de assistir o vídeo dessa família brasileira

Oi, amigos! Tudo bem?

Sempre assisto vídeos de brasileiros que se mudaram para Portugal. Lógico que tem de tudo no YouTube e nas redes sociais. Existem os “caçadores de cliques”, que fazem qualquer coisa (e falam qualquer coisa) para ganhar audiência, e têm os que passam dicas muito boas… É o caso do vídeo abaixo.

Achamos um bem bacana de um cara chamado Marinho Ponci. Não conhecíamos Ponci, mas uma googada básica mostrou que ele tem experiência de sobra para compartilhar informações com todos nós. É um profissional de sucesso, bastante antenado.

Ele está em Portugal há um ano e, para marcar a data, fez um live ao lado da filha contando as experiências, boas e ruins, e os perrengues na chegada ao país europeu.

Ponci e a filha falaram também sobre coisas bem legais (neve, calor, praia, etc), oportunidades de novos negócios, principalmente na área de turismo, e mais um monte de coisas.

Ponci contou sobre o “golpe do aluguel” (veja dicas aqui para não ser a próxima vítima) e também sobre como o europeu, que “já passou por duas guerras”, pensa em relação ao consumo, como para comprar -ou não- o iPhone 10. Ponci e a filha deram uma aula!

Mas o que chamou a atenção no início do vídeo é que ele comentou bastante sobre pessoas que vão para Portugal como turista e, depois, tentam a cidadania ou visto de residência. E a parte mais interessante é quando ele diz que “Portugal é muito ruim para procurar emprego”. Essa parte começa aos 18min50s.

Resolvi destacar esse ponto do vídeo porque recebemos muitas mensagens de pessoas que querem se aventurar do outro lado do Atlântico, fazendo exatamente o que Ponci NÃO recomenda. Então, fica o alerta! Marinho Ponci também bate muito na tecla sobre a necessidade de planejamento antes da viagem.

O vídeo é beeem longo, com quase duas horas de duração. Mas vale a pena. As dicas são ótimas!

Boa sorte aí, Ponci e família! E conte mais pra gente. Valeu!

Comente!