Morar em Portugal

Lisboa sobe 44 posições em ranking e já é uma das 100 cidades mais caras do mundo para viver

Lisboa é uma das 100 cidades mais caras do mundo para se viver atualmente. Ranking divulgado nesta terça-feira (26/06) mostra que a capital de Portugal subiu 44 posições em apenas um ano.

Os motivos? Um deles é o preço dos imóveis, tanto para compra como para aluguel. O valor da alimentação e do combustível, bem como a variação do euro em relação ao dólar, também puxaram Lisboa na lista.

A cidade agora está em 93o. lugar no ranking, sendo mais cara do que Rio de Janeiro, no Brasil, e Toronto, no Canadá. Hong Kong está no topo.

Lisboa entre as cidades mais caras do mundo

O Portugal Online já mostrou, meses atrás, que o custo de vida em Lisboa dava sinais que de alcançaria números nas alturas. Devido aos preços dos imóveis, estudantes chegaram a criar um abaixo-assinado para que o governo fizesse intervenções junto aos proprietários de residências. Eles já não conseguiam mais pagar a mensalidade das repúblicas.

O preço dos imóveis em Lisboa tem subido a escalas nunca visto antes porque muitos estrangeiros estão se mudando para a cidade, gerando uma inflação natural, na lei da oferta e da procura.

Assista o vídeo abaixo e veja como está difícil alugar imóvel em Lisboa.

O Portugal Online é testemunha dessa inflação. Pouco mais de um ano atrás, quando fizemos o planejamento de morar em Lisboa, imaginávamos pagar cerca de 1.000-1.200 euros de aluguel por um imóvel de acordo com nossas expectativas, que era um “T3”, ou seja, com três dormitórios. Dificilmente se acha apartamento T2 por esse preço (se considerarmos as mesmas características).

E hoje aconteceu um fato interessante. Contratamos um profissional para fazer vários serviços de manutenção em casa, como instalar luminárias, arrumar o vazamento da pia etc. falávamos sobre os preços de Lisboa e ele comentou que um T0 (quitinete), que chegou a ser alugada por 150 euros até recentemente, hoje o proprietário já pede em torno de 800 euros depois de uma pequena reforma.

Portugal é o país da moda e Lisboa é a queridinha dos estrangeiros. A cidade caiu no gosto dos brasileiros, russos, chineses, japoneses, franceses e outros que buscam mais qualidade de vida e segurança.

Lisboa  está bombando com os bilhões de euros injetados na economia local!

Só esperamos que a infraestrutura de serviços também consiga acompanhar todo esse boom. Só para se ter uma ideia, o aeroporto internacional de Lisboa já dá sinais de que não vai comportar tanta demanda. Assista vídeo abaixo.

Comente!