Transporte público

Como usar transporte público em Lisboa? Instale o Moovit!

Tudo bem? Vamos falar sobre o uso de transporte público em Lisboa e um aplicativo gratuito muito legal que vai ajudar no deslocamento por toda a cidade usando metrô, trem, ônibus e Uber.

Detalhe: o app funciona em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil (assista vídeo abaixo).

Uber lança serviço de bicicleta elétrica

Nós optamos não ter carro em Lisboa: não somos fãs de dirigir, a cidade é bem servida por vários meios de transporte convencionais e alternativos, como bicicleta, patinete elétrico, bonde etc, e somos em três adultos.

Sem contar que não é nada fácil estacionar em Lisboa, já que as vagas são escassas.

Só para ilustrar, temos amigos brasileiros que vieram pra cá e alugaram carro para rodar pela cidade. Foi bem complicado e tiveram que parar o carro longe, principalmente próximo a pontos turísticos.

Realmente não precisamos de carro, pelo menos por enquanto! Talvez mudemos de ideia no inverno e no período das chuvas… rs

Mas como ainda faz calor, com céu azul e sem chuvas há meses, o gostoso é sair a pé, de bicicleta, ônibus e metrô. A gente gosta! A garagem do nosso prédio (grande, por sinal) acabou se tornando um depósito.

Aplicativo Moovit

Para bater perna pela cidade, a lazer ou a trabalho, usamos um aplicativo bem legal. É o Moovit, que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store ou na Google Play.

Bicicleta do Uber em Lisboa. Foto: Divulgação

Ele é bem fácil de usar: o celular já mostra a sua localização e é só colocar o destino no campo. O app vai mostrar todas as opções de transporte público até la, com o tempo das viagens, quantos pontos de parada têm no caminho, onde deve descer ou fazer conexão etc.

E caso não queira ir de ônibus ou metrô, o Moovit dá a opção de Uber, mostrando o valor e o tempo da viagem. É sensacional e todos nós aqui em casa usamos.

Roaming internacional

Como qualquer aplicativo, o app consome o pacote de dados do celular e lembre-se que você estará em movimento. Provavelmente não terá conexão wi-fi.

Aí vai outra dica importante: ao desembarcar em Lisboa sem o seu pacote de roaming internacional ativo, compre um chip local ali mesmo no aeroporto.

É fácil. Ao sair no saguão, depois de fazer imigração, pegar as malas e passar pela alfândega, logo à direita tem um quiosque da Vodafone. Eles vendem chip pré-pago de Portugal por 10 euros, com uma determinada carga de dados e voz. Se tiver sorte, pode pegar alguma promoção. Você já poderá se conectar ainda no aeroporto e usar o Moovit ou chamar um Uber!

Baixe o aplicativo grátis agora e assista o vídeo para saber mais do Moovit no mundo todo. Valeu!

App Moovit para Android

App Moovit para Apple

Comente!