Família Ribeiro

Jornalistas e empresários se mudam para Portugal e são referência para brasileiros

Procurados por outros brasileiros, Claudia David Ribeiro e Ricardo Ribeiro contam em blog e nas redes sociais toda a trajetória da família; informações com credibilidade e qualidade chamam a atenção de quem quer se mudar

Um casal de jornalistas e donos de uma empresa de comunicação, uma filha, cachorros, dois anos de planejamento, uma decisão corajosa e ousada e muita bagagem rumo a Lisboa, em Portugal.

Começa assim a jornada da Família Ribeiro, que após mais de duas décadas de trabalho em São Paulo como fundadores da Vipcomm Assessoria de Imprensa e Conteúdo decidiu deixar o Brasil e ir morar na Europa.

Claudia e Ricardo Ribeiro, do blog Portugal Online Oficial

Eles criaram o blog Portugal Online (www.portugalonline.com.br) e várias plataformas nas redes sociais para contar toda a jornada, e divulgam orientações e dicas para quem também pensa em seguir o mesmo caminho.

Youtube
Facebook
Twitter
Instagram
Blog

Hoje, Ricardo e Claudia se tornaram referência para quem busca informações com credibilidade sobre morar em Portugal. “As pessoas nos procuram e querem saber sobre tudo: compra e aluguel de imóvel, vistos e nacionalidade portuguesa, escola das crianças e até como levar os cachorros. Recebemos contato de todas as regiões do Brasil e até brasileiros que moram em outros países e querem se mudar para Portugal”, afirma Ricardo Ribeiro, de 47 anos.

Nacionalidade portuguesa, vistos e dicas

Família Ribeiro mostrou em vídeos no canal no YouTube todo processo para obter o visto e autorização de residência em Portugal. Foto: Pixabay

“Decidimos criar o blog e as redes sociais por dois motivos. Primeiro, para que amigos e familiares pudessem acompanhar todo o processo antes da viagem. Todo mundo ficava perguntando: E aí, como está a mudança? Mas vocês vão mesmo? Vocês têm coragem de deixar tudo para trás e ir embora?”, conta Claudia David, ex-repórter da TV Globo e diretora da Vipcomm Assessoria de Imprensa e Conteúdo.

Notícias desencontradas no YouTube

O segundo motivo, de acordo com a jornalista, é porque faltavam informações de qualidade sobre o processo de mudança para Portugal. “Quando estávamos nos preparando, víamos muitas notícias desencontradas no YouTube, Facebook e em outras redes sociais. As pessoas ligam o celular e começam a falar, sem se preocupar em checar o que estão dizendo”, diz.

“Atualmente tem muita notícia errada na internet, principalmente nos canais de YouTube. Sem contar as fake news, o que acabam induzindo as pessoas a erros na hora da mudança”, afirma Claudia David Ribeiro.

Para ilustrar, ela narra casos reais de quem se iludiu com Portugal baseado em ‘notícias’ da internet. “Tem gente vindo para a Europa sem passagem de volta e sem dinheiro suficiente para se manter só porque alguém falou no YouTube que aqui é legal, que o custo de vida é baixo, que tem emprego para todo mundo e que dá para viver com poucos euros. Mas não é bem assim e a realidade é outra. A gente vê muitos absurdos”, revelou. “Ao mesmo tempo que as redes sociais democratizaram as informações, muitas delas são divulgadas sem o menor critério”, avalia Claudia.

Hoje a Família Ribeiro tem, além do blog www.portugalonline.com.br, um canal no YouTube, uma página no Facebook, perfis no Instagram e no Twitter, e um banco de dados e CRM de brasileiros interessados na mudança de país, tudo devidamente catalogado por área de interesse, como investimentos, vistos, imóveis, morar e estudar em Portugal e nacionalidade portuguesa.

Credibilidade com humor

Claudia David Ribeiro: Informação séria, de credibilidade e com bom humor, como no vídeo que fez em um salão de cabeleireiro quando mudou o visual. Foto: Ricardo Ribeiro

Todos os assuntos são abordados de forma jornalística no Portugal Online Oficial, com checagem da informação e entrevistas em vídeo com profissionais de cada área, o que acaba gerando mais credibilidade, sempre com uma pitada de humor.

“Quando se decide mudar de país, são tantas dúvidas que é importante você buscar relatos de pessoas sérias. No Portugal Online Oficial (www.portugalonline.com.br), quem fala sobre as melhores opções de vistos não somos nós, mas profissionais que entendem do assunto. A mesma coisa em relação à transferência de escola dos filhos ou a documentação dos cachorros. Procuramos ‘fontes’ que sabem o que estão falando e que são autoridades naquele tema”, afirma Ricardo Ribeiro.

Rotina antes da mudança

No início dos preparativos para a mudança, a família Ribeiro começou a fazer vídeos sobre a rotina, e as pessoas que estavam pensando em se mudar para o país europeu logo se identificaram com o Portugal Online. Ricardo e Claudia falavam sobre a ansiedade, burocracia com documentos, a vacinação dos dois cachorros, a Mel e o Miguel Tobias, e até dicas de desapego.

“Quando você  começa a preparar a mudança, descobre que tem muito mais coisas no fundo da gaveta e nos armários do que se imaginava. E aí percebe que tem que deixar boa parte no Brasil. Doamos, vendemos alguns itens e outros deixamos espalhados em vários lugares, em São Paulo e no interior”, conta Claudia, que postou o vídeo no blog www.portugalonline.com.br .

“Nessas horas a gente percebe como gastamos dinheiro com supérfluos. Achei uma coleção de blu ray que eu nem me lembrava que tinha e estava tudo na embalagem. Nem usei! Íamos aos Estados Unidos e gastava com itens que não precisávamos de fato. Bugiganga eletrônica, então, nem se fala. Percebi que muita coisa era desnecessária”, completa Ricardo.

Selo de qualidade Portugal Online Oficial

A família resolveu compartilhar com outros brasileiros as empresas e os profissionais que prestaram serviços para ela. “Só indicamos quem de fato nos atendeu de forma eficiente. Para isso criamos o selo de qualidade Testado e Aprovado pelo Portugal Online. Se já é difícil mudar de país, imagine chegar sem ter referências de confiança… Sentimos na pele essa dificuldade e hoje o Portugal Online pode abreviar esse caminho”, afirma Claudia David Ribeiro.

Plataformas do Portugal Online Oficial viraram um negócio

Hoje o Portugal Online se tornou referência para quem quer se mudar do Brasil, boa parte por causa da credibilidade e experiência de Claudia e Ricardo Ribeiro, e acabou se tornando um negócio. “Trabalhamos como um hub, e usamos o nosso know how de comunicação atendendo empresas e profissionais liberais que têm interesse em fazer a divulgação no Brasil e no brasileiro que está se mudando para Portugal”, conta Ricardo.

Entre para o mailing vip do Portugal Online Oficial

* Obrigatório




Como você quer receber nossas informações?

Vamos enviar e-mails ou mensagens de WhatsApp com informações úteis só se você nos autorizar. Como você prefere receber nossos comunicados?

Você pode sair do nosso mailing vip a qualquer momento. Basta clicar na palavra “Descadastrar” no rodapé dos nossos e-mails.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.


Comente!