
Brasileiros lideram o financiamento de imóveis em Portugal entre os estrangeiros que vivem no país. Os dados foram revelados pelo Banco de Portugal (como o Banco Central do Brasil), que divulgou um aumento significativo na concessão de crédito imobiliário para outras nacionalidades em 2024. Os números reforçam a tendência de migração e investimento de brasileiros em solo português.
Em 2024, foram feitos 90 mil contratos de crédito para a casa própria, entre portugueses e pessoas de outras nacionalidades, crescimento de 32% em relação a 2023. Desses, 43% são para pessoas com idades entre 18 e 35 anos, faixa etária beneficiada por condições especiais, como financiamentos de até 100% do valor do imóvel, além da isenção total de impostos na escritura, como o IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis), como o ITBI no Brasil, e o Imposto do Selo.
Esse cenário favorável atrai cada vez mais brasileiros jovens que desejam investir na compra do primeiro imóvel em Portugal. Um exemplo disso é o casal Leandro e Giovanna, que recentemente adquiriu um apartamento na região das Colinas do Cruzeiro, uma espécie de oásis na Grande Lisboa, por meio de um financiamento de 100%.

“Vimos uma oportunidade única de financiar um imóvel sem precisar de uma entrada inicial, o que facilitou muito nossa decisão de investir no país. Em vez de pagarmos o aluguel, hoje investimos na prestação de algo que é nosso”, relatam os novos proprietários, que se mudaram do Brasil para Portugal há menos de dois anos.
Outro brasileiro que ajudou a engordar as estatísticas de 2024 divulgadas pelo Banco de Portugal é Bryan Asfora, de 30 anos de idade. Ele comprou um apartamento financiado no Seixal, na chamada Margem Sul, região que fica do outro lado do Rio Tejo e que está em franca expansão e modernização, com novos empreendimentos nascendo a cada dia.
“Todo o processo de análise de financiamento e a busca e visitas aos imóveis, até a escritura, foi bem tranquilo, rápido e sem qualquer estresse”, afirma o jovem.
Ricardo Ribeiro, diretor da My Best Houses, empresa que se especializou em atender compradores e investidores brasileiros em Portugal, e que foi responsável pela aquisição dos imóveis de Leandro, Giovanna e Bryan, explica que o crescimento da liberação do crédito imobiliário entre estrangeiros, especialmente os brasileiros, reflete a confiança no mercado português e a atratividade das condições de financiamento.

“O acesso a financiamentos mais atrativos, somado à estabilidade do mercado, faz com que muitos brasileiros vejam Portugal como uma excelente opção para investir e morar. Sem contar que é um investimento em moeda forte, o Euro, que não é volátil como o Real”, explica Ribeiro. Atrás dos brasileiros aparecem os americanos, sem segundo, angolanos em terceiro.
Outros tipos de financiamento em Portugal
Com a contínua valorização imobiliária em cidades como Lisboa e Porto, e a possibilidade de obter condições atrativas de financiamento, Portugal segue como um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que desejam investir em um imóvel no país europeu.
Além do crédito habitação, o relatório do Banco de Portugal indica que os estrangeiros também ampliaram a participação em outros tipos de financiamentos, como crédito pessoal e para a compra de automóvel. No total, em 2024, foram assinados 2,2 milhões de novos contratos de crédito no país, em todas as categorias, movimentando 29 bilhões de euros.
Sobre a My Best Houses
A My Best Houses é uma empresa especializada em atender compradores e investidores brasileiros interessados no mercado imobiliário português. Fundada pelos jornalistas Ricardo Ribeiro e Claudia David Ribeiro, a empresa combina experiência em comunicação e digital com um atendimento personalizado, ajudando seus clientes a encontrarem as melhores oportunidades de investimento em Portugal.
Quer investir em imóvel em Portugal, seja para morar, rentabilizar com o aluguel ou para casa de férias?
Entre em contato:
My Best Houses | Portugal Real Estate
WhatsApp: +351 938 052 228
Site: www.mybesthouses.com