Queda no valor dos aluguéis na cidade do Porto, em Portugal. Foto: Pixabay

Caiu o valor dos aluguéis de 25% dos imóveis disponíveis para locação em Portugal no segundo trimestre de 2020 (abril, maio e junho), época que coincide com a pandemia do coronavírus. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pela empresa Confidencial Imobiliário, que é especializada em dados e estatísticas e reúne informações oficiais de imobiliárias e corretores de imóveis em Portugal. Dados dos Açores e da Ilha da Madeira não fazem parte do relatório.

Em Lisboa, a queda nos valores foi de 13,1%, mas incidiu sobre 33,2% da carteira de casas e apartamentos disponíveis para locação na cidade. Já no Porto, a queda dos aluguéis foi ainda maior: 15,7%. No primeiro trimestre do ano, 17,8% das casas e apartamentos para locação tiveram queda de 11%.

“Esta revisão é normalmente utilizada pelos proprietários para melhorar as possibilidades de arrendar o seu imóvel. Haver não só mais proprietários dispostos a rever o valor da renda pedida, como aumentar a magnitude da revisão, é uma consequência natural da estagnação da procura por causa da pandemia”, explica Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.

Mercado imobiliário em Portugal Pós-Pandemia

Ricardo Guimarães já concedeu várias entrevistas para o Portugal Online Oficial sobre os números e tendências do mercado imobiliário em Portugal. Ainda no início da pandemia, ele conversou comigo com exclusividade e depois participou do nosso webinar sobre “Portugal Pós-Pandemia”.

Você pode assistir aos vídeos aí abaixo!