Portugal_Online_World_Travel_Awards
Algarve, uma das regiões mais procuradas por turistas em Portugal. Foto: Pixabay

Portugal está na moda… Portugal está bombando. Portugal acaba de ganhar os títulos de “melhor destino turístico da Europa” e também “o melhor destino turístico do mundo” em 2019!

O primeiro deles veio da Condé Nast Traveller, da Condé Nast, empresa global de mídia e digital que edita as mais influentes revistas e social media de lifestyle, como Vogue, GQ, Vanity Fair e The New Yorker.

De acordo com a Condé Nast, Portugal é o “melhor destino da Europa” e o “terceiro melhor do mundo”, atrás da Indonésia e Tailândia. Portugal também acaba de faturar o World Travel Awards como o “melhor destino turístico do mundo”.

Santuário de Fátima: turismo religioso em alta em Portugal

O número de turistas estrangeiros em Portugal é impressionante. Somente no primeiro semestre de 2019, o país recebeu 12,7 milhões de pessoas de outros países, 7,6% a mais que no mesmo período do ano anterior, quando 9,6 milhões desembarcaram por aqui.

Os viajantes abriram a carteira e desembolsaram, pelas estatísticas oficiais, 1,7 bilhão de euros. Bom para todos os setores da economia: desde a padaria da esquina até hotéis, hospedagens de curta duração como o Airbnb, serviços de turismo etc etc etc…

Para vocês terem uma noção do que significam esses números que citei aí nos parágrafos acima, o Brasil, com oito mil quilômetros de praia e mais de 200 milhões de habitantes, recebeu no ano inteiro em 2018 pouco mais de 6 milhões de turistas do exterior.

Ou seja, Portugal, com aproximadamente 12 milhões de habitantes, teve em seis meses quase o dobro do Brasil. Infelizmente.

Aliás, enquanto o número de turistas em Portugal não para de crescer, o turismo estrangeiro no Brasil está estagnado desde 2016. Os dados são do próprio governo brasileiro.

1.488.847 é o número de brasileiros que desembarcaram nos aeroportos internacionais de Portugal (Lisboa, Porto e Faro) em 2018, contra 1.288.753 de 2017. Os dados são oficiais e foram obtidos pelo Portugal Online junto ao SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras), órgão do governo português que controla o fluxo de estrangeiros no país.